O que é Física?



A Física busca o conhecimento do Universo, se preocupa com todos os ramos da atividade humana. Ela se desenvolve pela observação dos fenômenos naturais, o que era mistério vira descoberta.



De Aristóteles a Newton, de Copérnico a Einstein, a Física é a ciência que mais tem contribuído para o avanço tecnológico do mundo. Aqui queremos apresentá-la como algo descomplicado e presente na vida de todos. Convidamos você a participar deste ambiente de troca de idéias, opiniões e de muito aprendizado. Usaremos de linguagem simples, dentro de uma metodologia clara e objetiva. A proposta é organizar e expor questões e situações significativas da sua vida diária, de maneira adequada para que você estudante (ou jovem curioso) possa se apropriar dos saberes da ciência. Faremos uso de recursos tecnológicos disponíveis, de materiais caseiros e de situações cotidianas. Tudo que possa motivar nossas ações e dar significado a tudo que nos cerca.



Sinta-se convidado a alimentar esta fantástica necessidade humana: aprender.



Prof. Salvandir Rodrigues





sábado, 25 de abril de 2009

Como funciona um forno de microondas?

O Forno de microondas foi inventado por Percy Lebaron Spencer, um engenheiro. O primeiro forno de microondas foi patenteado em 1953. Ele funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Como assim? O forno de microondas utiliza a vibração dos elétrons para fazer vibras as moléculas de água presentes nos alimentos. O calor produzido nada mais é do que a agitação molecular que passa de molécula para molécula. As ondas eletromagnéticas produzidas pela vibração dos elétrons atravessam várias estruturas, vidro, cerâmica, plástico, papel, etc. As moléculas de água absorvem a energia dessas ondas. Os recipientes metálicos não podem ser usados num forno de microondas porque o metal refletirá as ondas, impedindo que cheguem até o alimento.
Atenção: Como o corpo humano é composto também por água, devemos evitar a exposição às ondas eletromagnéticas produzidas pelo forno de microondas. Esse é o motivo pelo qual os eles são blindados.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Movimento Uniforme

Imagine-se dirigindo um carro numa estrada de maneira a manter o ponteiro do velocímetro sempre na mesma posição, por exemplo, 80 km/h. Este movimento é um movimento uniforme. Portanto, o movimento uniforme pode ser definido como aquele em que o móvel tem velocidade constante e diferente de zero no decorrer do tempo. Se você caminhar em linha reta com velocidade constante, por exemplo, 1,5 m/s durante um certo intervalo de tempo, estará em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) em relação à Terra. São também considerados uniformes o movimento produzido pelas escadas rolantes e o deslocamento do ponteiro de um relógio. Muitos corpos realizam movimento uniforme:
O som propaga-se pelo espaço com velocidade constante de 340 m/s; isso quer dizer que, em menos de 1 s, minhas palavras chegam aos seus ouvidos. A Terra gira em torno do Sol (movimento de translação) com velocidade de 30 km/s. Ou seja, 30 000 m em cada 1 s. Imagine se a Terra desse uma brecada com essa velocidade!