O que é Física?



A Física busca o conhecimento do Universo, se preocupa com todos os ramos da atividade humana. Ela se desenvolve pela observação dos fenômenos naturais, o que era mistério vira descoberta.



De Aristóteles a Newton, de Copérnico a Einstein, a Física é a ciência que mais tem contribuído para o avanço tecnológico do mundo. Aqui queremos apresentá-la como algo descomplicado e presente na vida de todos. Convidamos você a participar deste ambiente de troca de idéias, opiniões e de muito aprendizado. Usaremos de linguagem simples, dentro de uma metodologia clara e objetiva. A proposta é organizar e expor questões e situações significativas da sua vida diária, de maneira adequada para que você estudante (ou jovem curioso) possa se apropriar dos saberes da ciência. Faremos uso de recursos tecnológicos disponíveis, de materiais caseiros e de situações cotidianas. Tudo que possa motivar nossas ações e dar significado a tudo que nos cerca.



Sinta-se convidado a alimentar esta fantástica necessidade humana: aprender.



Prof. Salvandir Rodrigues





quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O que é uma alavanca?

É uma máquina simples. Em seu formato mais elementar, uma alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Porém, no dia-a-dia, você se depara com inúmeras alavancas de formatos diversos. Mas, todas elas preservam a característica fundamental. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, uma tesoura para cortar um tecido ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce, você está usando uma alavanca.
Uma alavanca permite que uma força pequena (esforço) aplicada em um ponto erga um peso grande ou realize outro trabalho qualquer (resistência) no outro ponto. O que a alavanca fará depende em primeiro lugar da localização do esforço, apoio, e resistência ao longo da barra.
Toda máquina é um instrumento utilizado para transmitir a ação das forças, permitindo a realização de um trabalho de maneira mais conveniente. Na figura, podemos erguer a massa aplicando uma força menor. Isto porque a distância d1 é maior que a distância d2. Exemplo: se o peso a ser erguido, F2, valer 200 kgf e as distâncias d1 = 1,5m e d2 = 0,80 m, qual o valor da força F1 que devemos aplicar?
Basta usar a relação F1 . d1 = F2 . d2
F1 . 1,5 = 200 . 0,80
F1 = 160 / 1,5
F1 = 106, 6 kgf

Um comentário:

  1. Profº Salvandir, parabéns pela forma acessível e significativa para compreendermos e assimilar com o cotidiano este conteúdo sobre alavancas.

    ResponderExcluir